Novacar – Breve Introdução


A Novacar é uma série de carrinhos com carroçarias em plástico e bases em metal injectado, disponível entre 1994 e 1996. É fabricada em Portugal pela Majorette através de uma subsidiária, a Minia Porto, com sede em Baltar, a cerca de 20 km do Porto. A série inclui pelo menos 19 referências, abrangendo uma ampla escolha de veículos, desde carros de corrida até um camião-tractor americano, sem reboque, em escalas à volta do 1:64. A série "Novacar" ou "Série 100" aparece nos catálogos da Majorette de 1994, 1995 e 1996. A palavra "Novacar" deriva claramente da expressão "carro novo", denotando uma sensação de frescura e inovação. Os catálogos apresentam fotos de cada referência, 101 a 121, bem como das opções de embalagem.



Os modelos Novacar apresentam carroçarias em plástico colorido, sempre com detalhes impressos, e bases de metal injectado – com uma excepção, o carro de corrida de F1, referências 112 e 112/10, onde a configuração é invertida. Normalmente, apresentam nas suas bases a inscrição "Novacar" e um número de referência com 3 dígitos. Alguns exemplares mostram a inscrição "Majorette" – serão do último ano de produção, 1996, aproveitando bases da "Série 280"? As versões de esquema de cores e pinturas podem ocorrer dentro de uma mesma referência, como o Impala Police, sempre lançado como 109, ou como referências sucessivas, como o Nissan Terrano, lançado como 107, 107/10 e 107/20, cada um correspondendo a uma versão diferente. Os detalhes interiores são reproduzidos sumariamente em plástico branco, bege, vermelho ou preto.



A Novacar usa tipos de rodas da Majorette. Na maioria dos modelos encontramos as rodas 8DOT, com aproximadamente 11 mm de diâmetro por 6 mm de largura. A "jante" sobressai cerca de 0,6 mm do pneu e é realçada com tinta "cromada" e decorada de forma concêntrica com 8 pequenas reentrâncias circulares, visualmente semelhantes a pontos. Nos modelos Chevrolet Corvette, Ferrari F40 e F1, encontramos a roda ELO, com aproximadamente 12 mm de diâmetro por 9 mm de largura. A "jante" apresenta uma linha decorativa "cromada" sobressaindo cerca de 0,6 mm do pneu e, quase imperceptíveis, 5 raios em relevo. O Nissan Terrano, Jeep e Van vêm com rodas 5RDL, com aproximadamente 13 mm de diâmetro por 7 mm de largura. A "jante" sobressai cerca de 0,6 mm do pneu e é decorada de forma concêntrica com 5 traços curvos dentro de duas linhas decorativas. Todos estes elementos são moldados em relevo e destacados com tinta "cromada".



A série "Novacar" vem em pelo menos cinco tipos de embalagens em cartão e plástico – o "Mini-Blister", com 105 x n/a x 65 mm, o "Blister", com 165 x n/a x 105 mm, e o "Coffret", uma grande caixa com janela com 245 x n/a x 195 mm. Todas estas embalagens exibem uma predominante cor azul com expressivas inscrições "Novacar" em vermelho, amarelo e verde. O conceito gráfico é bastante apelativo e particularmente no "Mini-Blister" e no "Blister" dá-nos a impressão de que o carro é visto numa estrada. Em 1996, "blisters" de 2 e 4 modelos, com 195 x n/a x 120 mm e 195 x n/a x 210 mm, são adicionados às opções de embalagem. Estas embalagens mostram um clarão amarelo sobre fundo vermelho. A inscrição principal é agora "Majorette". A inscrição "Novacar™ Series", quase imperceptível, aparece no lado esquerdo.



Nenhum dos modelos Novacar possui partes de abrir, pelo que o valor lúdico é limitado. Mas o camião-tractor Kenworth é compatível com a maioria dos reboques na sua escala. Leves e sem suspensão, estes carrinhos não costumam ser bons roladores. Talvez surpreendentemente, são bastante resistentes ao impacto e à maioria das formas de desgaste. Mas existem pontos fracos, como o "spoiler" dianteiro do Ford Escort ou a traseira do Renault Espace, muitas vezes encontrados partidos, ou o empenamento da carroceria do Nissan Terrano, que eventualmente degrada os rebites de plástico. As cores mais claras são particularmente sensíveis à exposição solar e podem desenvolver uma tonalidade amarelada. Evitemos também a exposição prolongada à humidade e a mudanças bruscas de temperatura – a liga metálica parece ser de qualidade inferior à usada na "Série 200" e tende a escurecer ou degradar devido a ligeiras manifestações de "praga do zinco". O acabamento "cromado" nas rodas aparenta menor durabilidade do que a habitual em outras séries da Majorette.



Doze modelos da série "Novacar", nomeadamente o Nissan 300 ZX, o Chevrolet Corvette, o Ferrari Testarossa, o Mercedes 500 SL, o Nissan Terrano, o Kenworth, o Impala, o Renault Espace, o Sport Proto, a Kombi VW, a Pick Up Chevrolet e o Honda NSX, constituem entre 1994 e 1996 a "Série 280" ou "Super Crystal", também fabricada em Portugal pela Majorette através da subsidiária Minia Porto. Todos eles mantêm as bases de metal injectado, mas o plástico colorido das carroçarias apresenta-se transparente, com ou sem detalhes impressos ou incorporando purpurina. Descobrir no catálogo da Majorette um Nissan Terrano amarelo transparente, decorado com purpurina e exibindo um interior cor-de-rosa faz-nos decerto sorrir – o conceito é delirante. Acredito que estes carrinhos se destinem a crianças entre os 3 e os 5 anos, receptivas à descoberta das cores e das formas, e de como as coisas são por dentro. Em 2022, não é difícil encontrar exemplares desta série, mas o interesse por parte dos coleccionadores parece ser reduzido.



Depois da falência em 1992, da aquisição pela Idéal Loisirs em 1993, ela própria adquirida pela Triumph-Adler em 1996, é fácil de compreender que para a Majorette os anos noventa são um tremendo desafio de sobrevivência. Quando a maior parte da produção é transferida para a Tailândia, é importante valorizar a tentativa de fabricar em 1994 uma série em Portugal, sobretudo numa altura em que os jogos de computador atraem massivamente a atenção dos mais novos. O conceito da Novacar é interessante, mas falha o seu objectivo – não é competitivo. As embalagens são apelativas e normalmente bem posicionadas nas lojas, mas ao pegar-lhes temos a impressão de estar a comprar um produto leve, frágil e de menor qualidade, por um preço não muito diferente do de um robusto Majorette da "Série 200". A escolha é obvia.



Esta é a possível introdução à Novacar. Como de costume, é importante sublinhar que não sou, de todo, um perito nesta matéria – apenas colecciono estes carrinhos, patinhos feios abertamente negligenciados pela maioria dos coleccionadores de die-cast. Infelizmente, várias perguntas permanecem sem resposta. Algumas, sobre a produção inicial de brinquedos e jogos da Minia Porto, que deixou de existir em 2001, e de como se tornou um parceiro viável da Majorette. Outras, sobre a série Novacar feita pela Majorette do Brasil, no Rio de Janeiro, no início dos anos 1990. Ambas as produções, brasileira e portuguesa, parecem baseadas nos mesmos modelos. Quanto tempo durou a produção brasileira? Foi exportada? Havia um catálogo? Terá sido o equipamento utilizado no Brasil o mesmo que retomou a produção em Portugal? Este é um dos aspectos recorrentes no coleccionismo – quando gostamos de alguma coisa, as perguntas nunca terminam.


Texto e fotos PAULO SANTOS


English version, here.
Referências Novacar, aqui.


● References

1 mm → 0.039 in
1 g → 0.035 oz

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