Matchbox – 1931 Stutz Bearcat


Scale model of an automobile, the 1931 Stutz Bearcat, made by Matchbox. This example is reference Y-14 ¹, included in the "Models of Yesteryear" series. It is made in England from 1974 to 1990. This is a pre-1979 example. Metal body painted in light green. Metal fenders and running boards painted in medium green. Metal base replicating the chassis, painted in medium green. Spare tires mounted on the running board. No glazing on the metal windshield. Interior details in plastic, including the black steering wheel and red seats and floor. Dashboard molded into the base of the windshield. Rubber tires detailed with thread and shoulder blocks, plastic spoked rims in "chrome" plastic. No suspension. License plate "JN 6563". The nominal scale is 1:44 and the overall length is approximately 4.4 in. About 3.8 oz. This model represents an automobile, a Stutz DV-32 "Bearcat" ² with "Boat Tail Torpedo Speedster" bodywork, from 1931, equipped with the DV-32 ("Dual-Valve", "32 valves") 8-cylinder in-line engine with 321.9 cu in and 156 bhp (116 kW). Top speed was approximately 100 mph.

This 1931 Stutz Bearcat sometimes appears in color combinations of dubious taste. In this case, the combination is not realistic but, at least in my eyes, it is appealing. As with most "Models of Yesteryear", the proportions and details are essentially correct, but subject to the need to propose a miniature for the adult collector, with which children can also play. For all intents and purposes, the casting is of good quality and well finished, the painting is reasonably applied and the metal details still echo the care and nobility of the second series, that was abruptly interrupted in 1972. As a note of interest, you can see in the images the license plates with a black background. This detail is not original and I could have easily removed it – but I didn't. Because until it came into my hands in the excellent condition it is in, this miniature had a history, it was preserved and cared for by someone who, at a certain point, lovingly sought to improve it. On the one hand, I wish he hadn't. But, on the other hand, I understand it and as long as it is in my hands this miniature remains like this, symbolizing my gratitude to this unknown collector. This automobile, the 1931 Stutz Bearcat, is in my collection under the themes "American Vehicles" and "Automobiles".

Modelo à escala de um automóvel, o 1931 Stutz Bearcat, feito pela Matchbox. Este exemplar é a referência Y-14 ¹, incluída na série "Models of Yesteryear". É feito em Inglaterra de 1974 a 1990. Este é um exemplar anterior a 1979. Carroçaria em metal pintada em verde-claro. Pára-lamas e estribos em metal pintados em verde médio. Base em metal reproduzindo o chassis, pintada em verde médio. Pneus sobresselentes montados sobre os estribos. Sem vidros no pára-brisas em metal. Detalhes interiores em plástico, compreendendo o volante em preto e os assentos e o piso em vermelho. "Tablier" moldado na base do pára-brisas. Pneus em borracha detalhados com estrias e blocos de ombro, jantes raiadas em plástico em plástico "cromado". Sem suspensão. Matrícula "JN 6563". A escala nominal é 1:44 e o comprimento total é de aproximadamente 111 mm. Cerca de 108 g. Este modelo representa um automóvel, um Stutz DV-32 "Bearcat² com carroçaria "Boat Tail Torpedo Speedster", de 1931, equipado com motor DV-32 ("Dual-Valve", "32 valves") de 8 cilindros em linha com 5275 cm³ e cerca de 156 bhp (116 kW). A velocidade máxima era de aproximadamente 161 km/h. 

Este 1931 Stutz Bearcat surge por vezes em combinações de cores de gosto duvidoso. Neste caso, a combinação não é realista mas, pelos menos aos meus olhos, é apelativa. Como na maior parte dos "Models of Yesteryear", as proporções e os detalhes estão essencialmente correctos, mas submetidos à necessidade de propor uma miniatura para o coleccionador adulto, com a qual os miúdos também possam brincar. Para todos os efeitos o molde é de boa qualidade e bem acabado, a pintura é razoavelmente aplicada e nos pormenores em metal ecoa ainda o esmero e a nobreza da segunda série, bruscamente interrompida em 1972. Como nota de interesse, é possível ver nas imagens a matrícula com fundo preto. Este detalhe não é original e poderia tê-lo facilmente removido – mas não o fiz. Porque até chegar às minhas mãos no excelente estado em que se encontra, esta miniatura teve uma história, foi preservada e cuidada por alguém que, a dada altura, carinhosamente, a procurou melhorar. Por um lado, preferia que não o tivesse feito. Mas, por outro lado, compreendo-o e enquanto estiver nas minhas mãos esta miniatura fica assim, simbolizando o meu agradecimento a esse coleccionador desconhecido. Este automóvel, o 1931 Stutz Bearcat, encontra-se na minha colecção sob os temas "Veículos Americanos" e "Automóveis".  


¹   Sometimes shown as Y-14-3 or Y-14 (3), the "3" meaning it is the third different model bearing the Y-6 reference. ● Por vezes mostrado como Y-14-3 ou Y-14 (3), o "3" significa que é o terceiro modelo diferente com a referência Y-14.
²  "Bearcat" inside quotation marks, as advertised by the manufacturer. ● "Bearcat" entre aspas, conforme anunciado pelo fabricante.


Matchbox "Models of Yesteryear" 

The "Models of Yesteryear" series comprises "Faithfully reproduced die-cast replicas of famous Vintage & Veteran motor cars." ● A série "Models of Yesteryear" compreende "Miniaturas em metal reproduzindo fielmente famosos carros antigos e veteranos."

Item

Reference

Scale

Made

1903 G.W.R. "Duke of Connaught" 

Locomotive

Y-14

1:130

1959–1964  

1911 Maxwell Roadster 

Automobile

Y-14 (2) 

1:49

1965–1973 

1931 Stutz Bearcat 

Automobile

Y-14 (3)

1:44

1974–1990 

1935 E.R.A. R1B 

Race Car

Y-14 (4) [1]

1:36

1986 –1989 

Any corrections or additions are welcome.

[1]  "Models of Yesteryear – Grand Prix" series. 




Versions and color variants

This reference has a fair number of color variants. ● Esta referência tem um bom número de variantes de cores.

 
 
Y-14 (3) Two-tone green. Red seats. "Chrome" rims.


How much?

Several readers have asked me to include the market value of the items described. In fact, and as most collectors will agree – an item is worth what someone is willing to pay for it. However, most collectors will also agree on average values, based on objective notions of relevance, scarcity and conservation. Therefore, and as I know that these requests for market values will not stop, I will occasionally include, not necessarily the market value, but rather, based on my perception of the markets over the last thirty years, the value that, hypothetically and at the time of publication, I am willing to pay for the item described. In this case, I will pay up to €10 for a 1931 Stutz Bearcat by Matchbox, loose and in good condition, or up to €15 if boxed and in perfect condition. ●


Vários leitores têm-me pedido para incluir o valor de mercado dos itens descritos. De facto, e como a maioria dos coleccionadores concordará – um item vale o que alguém está disposto a pagar por ele. No entanto, a maioria dos coleccionadores também concordará com valores médios, baseados em noções objectivas de relevância, de escassez e de conservação. Assim sendo, e como sei que esses pedidos por valores de mercado não vão parar, passo a incluir ocasionalmente, não forçosamente o valor de mercado, mas sim, e baseado na minha percepção dos mercados ao longo dos últimos trinta anos, o valor que, hipoteticamente e no momento da publicação, estou disposto a pagar pelo item descrito. Neste caso, pagarei até 10 € por um 1931 Stutz Bearcat da Matchbox, avulso e em bom estado, ou até 15 € se estiver na caixa em perfeito estado. ●





O Stuz Bearcat

Na minha memória, associo sempre o Stutz Bearcat, assim como o Mercer Raceabout, aos "Loucos Anos Vinte". De facto, o primeiro "Bear Cat" é um carro de corrida construído por Harry Stutz e inscrito na "Indianapolis 500" de 1911, onde alcança um surpreendente 11º lugar a uma velocidade média de 100,4 km. Motivado por este sucesso, Harry Stutz e Henry F. Campbell formam nesse mesmo ano a Ideal Motor Car Company, que propõe a uma clientela endinheirada e ávida de emoções fortes, a réplica "civilizada" desse carro de corrida, comercializada como "Stutz Bear-cat". Enquanto isso, nas pistas, os  Stutzs mais agressivos da equipa "White Squadron" somam vitórias entre 1913 e 1915. É o início de uma prestigiosa linhagem. Em 1913, a Ideal Motor Car Company muda de nome para Stutz Motor Car Company e continua a aperfeiçoar o Stutz Bearcat, que terá sucessivas versões entre 1912 e 1923. Apesar de fragilizada por crises administrativas (o próprio Harry Stutz deixa a empresa em 1919), a Stutz inflecte a partir de 1926 para uma ambiciosa linha de modelos com elevado desempenho, segurança e conforto. Infelizmente, é atingida em 1929 pela "Grande Depressão". Ainda assim, em 1931, tenta cativar a sua habitual clientela com um novo e sofisticado modelo, o DV-32, cuja versão desportiva, com um entreeixos curto de 341,6 cm, recupera explicitamente, como se pode ver em anúncios da época, o prestigioso nome "Bearcat". Mas as vendas ficam aquém do esperado. Num derradeiro esforço, surge em 1933 o "Super Bearcat", com um chassis ainda mais curto, de apenas 294,6 cm, construção ligeira com carroçarias em alumínio ou Weymann e um desempenho notável para a época, com cerca de 156 bhp e capaz de ultrapassar os 161 km/h. Infelizmente, pensa-se que apenas 20 exemplares saem da linha de montagem até 1934. Em 1935, a Stutz sofre outra crise administrativa, que culmina na declaração de falência em 1937. É por fim liquidada em 1939. Para além dos sublimes Vertical Eight e DV-32, a Stutz lega-nos um símbolo universal, o Bearcat. Um automóvel avançado, mas reduzido ao mínimo essencial, ágil e veloz, focado no íntimo prazer da condução, no afirmativo e despudorado desejo de viver, assim, intensamente e sem bagagem. 


● References

Wikipedia | "Matchbox"
Wikipedia | "Stutz Motor Company"
Wikipedia | "Stutz Bearcat"
Stutz | "The New Stutz DV-32ad, 1932, courtesy of Classic Car Catalogue 
Matchbox Cars Wiki | "1931 Stutz Bearcat (Y-14)"
Matchbox Memories | "Matchbox Memories"
Matchbox Memories | "1931 Stutz Bearcat"
Matchbox Collectors Forum | "Matchbox Collectors Forum"
Matchbox Collectors Forum | "Models of Yesteryear"

1 mm → 0.039 inch 
1 g → 0.035 oz 
1 kg → 2.205 lb avdp 
1 t (metric) – 2204.623 pound (lb) (avdp) 
1 kW → 1,360 hp (metric/PS)
1 kW → 1,341 hp
1 hp (metric/PS) → 0,986 hp
1 km → 0,621 mile (international)
1 l → 0.264 US gallon 
1 m → 3.281 ft 
1 cm³ → 0.0610237 ci/cu in


●  How does a "real" Stutz DV-32 "Bearcat" looks and sounds like? Sadly I didn’t find any good quality footage on this model. But check it out here, the next best thing, an earlier 1918 Stutz Bearcat, on this video retrieved from Jay Leno's Garage.





Comments

Popular posts from this blog

Rajá – Colecção Espacial

Thank You 2023

Efsi – T-Ford 1919 Panel Van