RIO – Isotta Fraschini Tipo 8A


Scale model of an automobile, the Isotta Fraschini Tipo 8A, made by RIO. This example is reference 8. It is made in Italy. This is an early 1980s example. Metal and plastic body painted in dark blue and black. Driver's top in black plastic. Black plastic base, comprising in a single element the fenders and running boards. Black plastic chassis, complemented by the partial reproduction of the engine and gearbox in plastic painted in aluminum color. Spares tire mounted on the running boards. Glazing represented in transparent plastic, with details molded in the windshield. Metal windshield frame. Interior details in plastic, including the steering wheel and folding seats in black and the other seats in gray. Detailed rubber tires, black plastic spoked rims with "chrome" wheel fasteners. No suspension. Opening doors in the passenger compartment. License plate "20 5739". The nominal scale is 1:43 and the overall length is approximately 5.1 in. About 3.5 oz. This model represents an automobile, an Isotta Fraschini Type 8A from 1926, with a "Coupé de Ville" body made by Fratelli Sala, of Milan, equipped with the 8-cylinder in-line engine with 449.9 cu in (7372 cm³) and 100 hp (74 kW). Maximum speed was approximately 87 mph.

At the beginning of the eighties, seeing this distinctive Isotta Fraschini Type 8A arrive in my garage is a revelation – above all, because of the amazing details. The paint finish and some technical solutions, such as the way the driver's top is attached to the windshield, leave something to be desired. But the correct proportions and details such as the horn integrated into the windshield or the characteristic bumpers (with ingenious damping) delicately made of metal, make me forget the small flaws. What's more, in the passenger compartment I discover doors that open and allow me to admire the interior. After this, other RIO models will arrive in my garage and along with the Brumm models (with a circumstantial family connection to RIO) they will bring life to various topics in my collection. As for this Isotta Fraschini Type 8A, it remains in my garage in immaculate condition, with very few miles traveled – rolling quality has never been an attribute of the beautiful RIO models. This automobile, the Isotta Fraschini Tipo 8A, is in my collection under the themes "Italian Vehicles" and "Automobiles".


Modelo à escala de um automóvel, o Isotta Fraschini Tipo 8A, feito pela RIO. Este exemplar é a referência 8. É feito em Itália. Este é um exemplar do início dos anos oitenta. Carroçaria em metal e plástico pintada em azul-escuro e preto. Capota do motorista em plástico preto. Base em plástico preto, compreendendo num só elemento os pára-lamas e estribos. Chassis em plástico, complementado pela reprodução parcial do motor e caixa de velocidades em plástico pintado em cor de alumínio. Pneus sobresselentes montados sobre os estribos. Vidros representados em plástico transparente, com detalhes moldados no pára-brisas. Moldura do pára-brisas em metal. Detalhes interiores em plástico, compreendendo o volante e assentos rebatíveis em preto e os demais assentos em cinzento. "Tablier" pintado em castanho. Pneus detalhados, em borracha, jantes raiadas em plástico preto com fixadores de roda "cromados". Sem suspensão. Abre as portas do compartimento de passageiros. Matrícula "20 5739". A escala nominal é 1:43 e o comprimento total é de aproximadamente 130 mm. Cerca de 99 g. Este modelo representa um automóvel, um Isotta Fraschini Tipo 8A de 1926, com carroçaria "Coupé de Ville" executada pela Fratelli Sala, de Milão, equipado com um motor de 8 cilindros em linha com 7372 cm³ e 100 hp (74 kW). A velocidade máxima era de aproximadamente 140 km/h.

No início dos anos oitenta, ver chegar à minha garagem este distinto Isotta Fraschini Tipo 8A é uma revelação – sobretudo, pelos assombrosos detalhes. O acabamento na pintura e algumas soluções técnicas, como o modo de fixação da capota do motorista ao pára-brisas, deixam algo a desejar. Mas as proporções correctas e detalhes como a buzina integrada no pára-brisas ou os característicos pára-choques (com engenhoso amortecimento) delicadamente realizados em metal, fazem-me esquecer as pequenas falhas. Para mais, no compartimento de passageiros descubro portas que abrem e me permitem admirar o interior. Depois deste, outros modelos da RIO vão chegar à minha garagem e a par dos modelos da Brumm (com circunstancial ligação familiar à RIO) irão trazer vida a diversos tópicos na minha colecção. Quanto a este Isotta Fraschini Tipo 8A, permanece na minha garagem em estado imaculado, com pouquíssimos quilómetros percorridos – a qualidade de rolamento nunca foi um atributo dos belos modelos da RIO. Este automóvel, o Isotta Fraschini Tipo 8A, encontra-se na minha colecção sob os temas "Veículos Italianos" e "Automóveis".  


RIO 

The RIO lineup essentially comprises faithfully reproduced models of Italian veteran and classic cars. ● A linha RIO compreende essencialmente modelos de carros italianos veteranos e clássicos, reproduzidos fielmente.

Item

Reference

Scale

Made

Isotta Fraschini Tipo 8A

Automobile (coupe de ville)

8

1:43

1964?–?  

Isotta Fraschini Tipo 8A 

Automobile (scoperta)

9

1:43

1964?–? 

Isotta Fraschini Tipo 8A

Automobile (spyder)

15

1:43

1964?–? 

Isotta Fraschini Tipo 8A

Automobile (landaulet imperiale)

67

1:43

?–? 

Isotta Fraschini Tipo 8A

Automobile (landaulet imperial scoperta)

68

1:43

?–? 

Any corrections or additions are welcome.




Versions and color variants

I only know of one color variant, in red and black, in this reference. Any corrections or additions are welcome. ● 

Conheço apenas uma variante de cor, em vermelho e preto, nesta referência. Devidas correcções ou adições são bem-vindas. ● 

 
8 Dark blue and black. Gray interiors.


Tipo 8 evolution

Model

Engine

Output

Made

Tipo 8

chassis

L8 

up to 80 bhp

1919–1924 

Tipo 8A  

chassis

L8

up to 120 bhp

1924–1931 

Tipo 8A SS 

chassis

L8

up to 150 bhp

1926–1928 

Tipo 8B

chassis

L8

up to 160 bhp

1931–1936 

Tipo 8C Monterosa  

chassis

V8, rear engine

up to 125 bhp

1947–1948 

Any corrections or additions are welcome.


O Tipo 8

Em 1919, a Isotta Fraschini surpreende o mundo automóvel ao equipar o seu novo chassis com um superlativo motor de 8 cilindros em linha, o primeiro deste tipo a ser produzido em série. O nome escolhido para o novo chassis apresentado no "Salon de l’Automobile de Paris" é afirmativo – Tipo 8. O motor, com o bloco e cilindros em alumínio, desenvolve cerca de 80 bhp (59 kW) e permite velocidades máximas na ordem dos 129 km/h, consoante o tipo de carroçaria. Vestido por notáveis "couturiers" italianos como Cesare Sala, Ercole Castagna ou Farina, entre outros, o refinado Tipo 8 torna-se uma escolha natural para clientes que, em particular nos Estados Unidos, pretendem escapar à hegemonia dos Cadillac, Pierce-Arrow, Packard ou dos exuberantes Duesenberg. Prova disso são os belos Isotta Fraschini das estrelas de cinema Clara Bow e Rudolfo Valentino. Mesmo assim, o Tipo 8 terá a firme concorrência de outros distintos europeus, como os solenes Rolls-Royce Phantom I e II ou o charmoso Hispano-Suiza H6 (H6, H6B e H6C). Nesta disputa permanente, o Tipo 8 será criteriosamente aperfeiçoado (8, 8A, 8A SS e 8B) e em 1931, na sua versão 8B, para muitos o zénite da produção Isotta Fraschini, disponibiliza cerca de 160 bhp (118 kW) e velocidades máximas na ordem dos 145 km/h, associados a um excelente comportamento de estrada. Infelizmente, o impacto da "Grande Depressão" a partir de 1929 ser-lhe-á fatal e o último exemplar sai da linha de montagem em 1934 ou 1935. Para superar as dificuldades, o fabricante italiano centra-se no fabrico de motores para aplicações aeronáuticas e marítimas e a produção de veículos adquire um cariz utilitário – camiões civis (D80 e D65) e militares (D80 NM). Alguns anos depois, no pós-guerra, a Isotta Fraschini ensaia um regresso ao passado onde foi feliz, apresentando no "Salon de l’Automobile de Paris" de 1947 o audacioso Tipo 8C Monterosa, um automóvel de luxo de perfil aerodinâmico, com um motor de 8 cilindros em "V" montado à retaguarda. Fabricam-se alguns protótipos, mas será o canto do cisne. No final de 1949, a companhia é liquidada. O nome Isotta Fraschini subsistirá associado à produção de motores para aplicações aeronáuticas, marítimas, ferroviárias e industriais, assim como de outros tipos de equipamentos. Dos belos automóveis Isotta Fraschini dos "Loucos Anos Vinte", literalmente obras de arte em movimento, restam alguns dignos exemplares, legados de um tempo controverso, fascinante e irrepetível.


● References

Wikipedia | "RIO Models"
Wikipedia | "Isotta Fraschini"
RIO | "Automobili d'Epoca per Colezionisti/per Amatori" Several catalogs 1970s–1980s 
T. R. Nicholson | "The Isotta Fraschini Tipo 8 Series"
Rétro Passion Automobiles Magazine | "ISOTTA-FRASCHINI TIPO 8 – La Rolls-Royce italienne." Maxime Dubreuil 
Museo delle Industrie e del Lavoro del Saronnese | "Il mito dell’Isotta Fraschini potrebbe rinascere"

1 mm → 0.039 inch 
1 g → 0.035 oz 
1 kg → 2.205 lb avdp 
1 t (metric) – 2204.623 pound (lb) (avdp) 
1 kW → 1,360 hp (metric/PS)
1 kW → 1,341 hp
1 hp (metric/PS) → 0,986 hp
1 km → 0,621 mile (international)
1 l → 0.264 US gallon 
1 m → 3.281 ft 
1 cm³ → 0.0610237 ci/cu in


●  How does a "real" Isotta Fraschini Tipo 8A looks and sounds like? Check it out here, a 1928 example with an exquisite Landaulet body by Castagna, of Milan, on this video retrieved from Jay Leno's Garage.





Comments

Popular posts from this blog

Rajá – Colecção Espacial

Thank You

Novacar – Brief Introduction