Poliguri – Breve Introdução


A Poliguri é um fabricante português de carrinhos em metal injectado, presumivelmente activo entre 1987 e 1992. A fábrica encontra-se localizada no Cacém, a cerca de 20 km de Lisboa. A produção inclui o Mercedes Unimog, o Mercedes 207, o Mercedes 307, o Mercedes 200, o Fiat Uno e o Peugeot 405 Prototype, em escalas entre o 1:65 e o 1:50. Um Lancia Integrale é anunciado, mas aparentemente nunca produzido. O Mercedes 207 aparece como miniautocarro, ambulância e auto-caravana, enquanto o Mercedes 307 aparece como camioneta, camioneta com lona, camioneta-cisterna e pronto-socorro. O Mercedes 200 aparece em versão civil, como carro de polícia e como táxi. O Fiat Uno e o Peugeot 405 Prototype aparecem em versões civis e desportivas. O Mercedes Unimog, os Mercedes 207 miniautocarro e ambulância e o Mercedes 307 pronto-socorro podem puxar um pequeno atrelado com lona. Acessórios em plástico, sobredimensionados, como secções de passeio, sinais de trânsito e mobiliário urbano, complementam a produção destes carrinhos em metal injectado.


Conheço apenas um catálogo, impresso em 1988 e com o curioso título "Guri’s – Auto Miniatura". A palavra "guri" vem de uma expressão Tupí absorvida pela língua portuguesa falada no Brasil, significando menino ou criança. É uma escolha curiosa, pela rara utilização da palavra em Portugal. Este catálogo mostra a série "Guri Car" com as referências 701 a 712 e a série "Guri Kit" com as referências 700 A a 700 O, assim como as suas embalagens e expositores de ponto de venda. As referências são mostradas em fotos a cores e descritas em francês e inglês. Este catálogo anuncia também os novos modelos para 1989, o Fiat Uno em Agosto, o Peugeot 405 Prototype em Outubro e o Lancia Integrale em Novembro, mas sem mostrar as suas fotos ou referências. Conclui mostrando a série "Guri Desk – Portugal em Quiosques", compreendendo quatro suportes para caneta decorados com modelos em plástico de quiosques tradicionais em Lisboa.


A série "Guri Car" inclui o Mercedes Unimog com a referência 701, quatro versões do Mercedes 207 com as referências 703, 704, 706 e 708, quatro versões do Mercedes 307 com as referências 702, 705, 707 e 709, três versões do Mercedes 200 com as referências 710, 711 e 712, e os anunciados Fiat Uno, Peugeot 405 Prototype e Lancia Integrale cujas referências não são reveladas. O Mercedes Unimog, os Mercedes 207 miniautocarro e ambulância, o Mercedes 200, o Fiat Uno e o Peugeot 405 Prototype mostram nas suas bases o logotipo da Poliguri, o nome do modelo, a escala e a expressão "Made in Portugal". Tal não é possível no Mercedes 207 auto-caravana e nos Mercedes 307 camioneta, camioneta com lona e camioneta-cisterna devido à reprodução detalhada do chassis. O Mercedes 307 pronto-socorro é o único modelo com a base em plástico. Por outro lado, é interessante notar que os Mercedes 207 miniautocarro e ambulância vêm com uma base preparada para receber suspensão e que o Mercedes 200 possui pelo menos duas bases diferentes – uma com dois orifícios de aproximadamente 4 mm a expor parcialmente os eixos, sem suspensão, e a outra com os orifícios preenchidos, com suspensão.


Conheço seis tipos de rodas em plástico preto. O Mercedes 207, o Mercedes 307 e o Peugeot 405 Prototype possuem rodas com aproximadamente 11 mm de diâmetro por 6 mm de largura. A "jante" é côncava, com 16 raios impressos em branco. O Mercedes Unimog possui rodas maiores, com aproximadamente 17 mm de altura por 8 mm de largura. A "jante" é côncava, com 16 raios impressos em branco e sobressai cerca de 1 mm do pneu. Os detalhes moldados do piso de rodagem incluem apenas os blocos de ombro. Estes dois tipos de roda possuem uma risca branca impressa no flanco do pneu, intercalada duas vezes em pontos opostos pela palavra "Guri". O Mercedes 200 e o Fiat Uno possuem rodas com aproximadamente 10 mm de diâmetro por 6 mm de largura. A "jante" possui 3, 5 ou 8 raios destacados em tinta "cromada" e sobressai cerca de 1 mm do pneu. Noutro caso, a "jante" é destacada em tinta "cromada" e decorada de forma concêntrica com 8 pequenas reentrâncias circulares.


Estes carrinhos em metal injectado são pintados em cores sólidas, por vezes com detalhes impressos incluindo riscas ou composições geométricas ao gosto da época. As bases em metal são pintadas em preto, com pelo menos uma excepção conhecida, em prateado. O Mercedes 307 pronto-socorro possui a base em plástico preto. Os vidros são representados em plástico incolor, com detalhes como o limpa pára-brisas e o espelho retrovisor moldados nos pára-brisas. Os detalhes interiores são reproduzidos em plástico branco, preto ou vermelho. Em termos de valor lúdico, os Mercedes 207 miniautocarro e ambulância abrem as portas traseiras em plástico branco, enquanto o Mercedes 307 pronto-socorro dispõe de uma grua giratória. O Mercedes Unimog, os Mercedes 207 miniautocarro e ambulância, e o Mercedes 307 pronto-socorro possuem um dispositivo de reboque. Com excepção talvez para o Fiat Uno, estes modelos não são normalmente bons roladores.


A série "Guri Kit" inclui as referências 700 A a 700 O, baseadas em catorze combinações de carrinhos em metal injectado com acessórios em plástico. Cada embalagem vem com um carrinho e até quatro acessórios. Estes acessórios em plástico parecem cópias daqueles existentes na série "Majo-Kit" produzida pela Majorette. Todavia, ao contrário do que acontece na prolífica série francesa, na série "Guri Kit" o número de acessórios é bastante limitado e não inclui edifícios, árvores ou figurinhas. Por exemplo, existem apenas duas secções de passeio, uma com aproximadamente 80 x 40 x 6 mm e a outra com 35 x 35 x 6 mm, e estas, tendo bermas a toda a volta, não se podem encaixar entre si. O acessório mais comum é o sinal de trânsito em diferentes versões. Alguns acessórios têm detalhes impressos ou autocolantes em papel. É possível que a Poliguri considere o pequeno atrelado com lona, um acessório, pois apenas o encontramos nos conjuntos "Guri Kit". Existem duas versões – uma com engate alto, destinada ao Mercedes Unimog, e outra com engate baixo, destinada ao Mercedes 307 pronto-socorro e aos Mercedes 207 miniautocarro e ambulância.


Conheço sete tipos de embalagens em cartão e plástico. A série "Guri Car" vem em pelo menos três tipos de embalagens, uma com aproximadamente 115 x 40 x 105 mm, duas janelas opostas, cores predominantes o vermelho e o branco, outra, do tipo bolha, com aproximadamente 105 x 66 mm e altura da bolha com 29, 31 ou 32 mm, cores predominantes o cinzento e o vermelho, e uma terceira, do tipo bolha, com aproximadamente (n/a) mm, cores predominantes o amarelo e o vermelho. A série "Guri Kit" vem numa embalagem com aproximadamente 137 x 42 x 145 mm, duas janelas na frente, cores predominantes o vermelho e o branco. A série "Guri Duplo" vem numa embalagem do tipo bolha com aproximadamente (n/a) mm, cores predominantes o amarelo e o vermelho. A série "Guri Sonic" vem numa embalagem do tipo bolha com aproximadamente (n/a) mm, cores predominantes o amarelo e o azul. A série "Guri’s + Robot" vem numa embalagem do tipo bolha com aproximadamente (19,9 x 24,9) mm, cores predominantes o amarelo e o azul.


Com o passar do tempo, o Fiat Uno e o Peugeot 405 Prototype podem sofrer uma ligeira deformação das embaladeiras, o que acaba por impedir o correcto fecho das portas. Suspeito que a pressão exercida pela mola das portas seja uma das causas deste efeito. Não aconselho, todavia, tentativas de correcção – o resultado pode ser catastrófico. Em alguns modelos a pintura em vermelho pode apresentar uma ligeira instabilidade superficial, enquanto noutros a pintura em branco pode desenvolver um amarelecimento mais ou menos pronunciado. Alguns Mercedes 207 auto-caravana e Mercedes 307 camioneta, camioneta com lona e camioneta-cisterna vêm com a ponta do tubo de escape encurtada. A preservação destes carrinhos em metal injectado pode contemplar a cuidadosa aplicação preventiva de um repelente de humidade nos eixos com um pincel fino, assim como a ocasional limpeza, primeiro com um pincel espatulado macio, depois com uma camurça suavizada e ligeiramente humedecida ou com um pano de micro-fibras.


Esta é a possível introdução à Poliguri. É importante sublinhar que não sou, de todo, um perito nesta matéria – apenas colecciono estes encantadores objectos. De facto, e apesar dos meus esforços, nunca conheci ninguém envolvido directamente no projecto. Consequentemente, muitas perguntas permanecem por responder – a começar pela escolha do nome, Poliguri. Gostava de saber mais sobre o desenvolvimento da companhia e da sua produção. Terá o promissor Lancia Integrale chegado à fase de pré-produção? Qual a história por detrás da base dos Mercedes 207 miniautocarro e ambulância preparada para receber suspensão e das duas bases do Mercedes 200? E dos modelos Playwell nas embalagens da Poliguri? E das embalagens amarelas das séries "Guri Car" e "Guri Duplo"? E das séries "Guri Sonic" e "Guri’s + Robot"? Quarenta anos a coleccionar brinquedos e modelos de transportes dizem-me que a maioria das perguntas tem respostas realmente simples. Mas até as conseguirmos, apenas podemos navegar nas turvas águas da especulação.


Texto e fotos PAULO SANTOS


English version, here.
Referências Poliguri, aqui.


Texto publicado em 2012, revisto em 2017 e 2022. Na revisão de 2022, um agradecimento a José Miragaia Tomás e a José Vaz pela partilha de mais alguns dados interessantes. ● 




● References

Tales of Toy Cars | "Portugal Presents Poliguri
MY POLIGURI COLLECTION | 2017 "Brief Introduction to Poliguri" 2017 version
MY POLIGURI COLLECTION | 2017 "Breve Introdução à Poliguri" 2017 version
MY POLIGURI COLLECTION | "Poliguri – Types of Wheels

1 mm → 0.039 in
1 g → 0.035 oz

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