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Mudanças

Em Dezembro de 2022, ambos os websites, o "IT'S ONLY BUSES" e o "MY POLIGURI COLLECTION", chegaram definitivamente ao fim do seu percurso, com, respectivamente, mais de 191 000 e 23 000 visualizações. Todavia, alguns dos conteúdos publicados entre 2009 a 2016 têm vindo a ser incluídos, actualizados e com imagens num formato padrão maior, nos seus sucessores, o "FUTURE MEMORY | TRANSPORTATION" e o "FUTURE MEMORY | TOYS & MODELS".

Ambos os websites, o "IT'S ONLY BUSES" e o "MY POLIGURI COLLECTION", nasceram num tempo em que julgava ser possível manter um ponto de encontro para cada um dos meus temas de pesquisa – "IT'S ONLY BUSES", "IT'S ONLY TRAINS", "MY POLIGURI COLLECTION", para mencionar apenas alguns. Após disponibilizar cinco dos títulos anunciados, compreendi que estava errado e em 2016 defini outro conceito, o "FUTURE MEMORY", online desde 2018, com apenas três temas de pesquisa, todavia mais abrangentes – "TRANSPORTATION", "TOYS & MODELS" e "VINTAGE AUDIO" ¹, associando-lhes subtemas, se necessário, como no caso do "MOTORSPORT", uma subpágina do "TRANSPORTATION".

Alguns dos títulos mencionados, há muito ficaram pelo caminho. Mas quanto aos websites "IT'S ONLY BUSES" e "MY POLIGURI COLLECTION", mantive-os online a pedido de vários leitores, mesmo sem actualizações desde 2016. Todavia, com a evolução do conceito "FUTURE MEMORY", esta situação deixou de fazer sentido. Sobretudo, porque não se trata do fim da viagem. Estamos apenas a mudar de veículos.


Anúncios

Vários leitores têm elogiado o facto de não ter os meus websites dominados por anúncios. Em boa verdade, o meu mérito é relativo. A dada altura, todos os meus websites mostraram anúncios disponibilizados pela "Google AdSense", na expectativa de que alguma eventual receita pudesse amortizar os custos resultantes da criação regular de conteúdos. Todavia, ao receber 0 cêntimos ao fim de vários anos, aceitei o facto de que os meus websites não têm qualquer valor comercial e encerrei a conta "Google AdSense". Daí, a ausência de anúncios.


Cenários 

Alguns leitores têm perguntado porque são as imagens (de autocarros) obtidas quase sempre nos mesmos sítios de Lisboa. A pergunta exige a resposta a outra pergunta – o que me leva a fotografar os veículos? O que leva a outras perguntas, sempre presentes – porque existe o veículo, como é feito, quem o faz, como é utilizado e por fim, quem o utiliza. Assim, fica claro que o meu interesse é o veículo e a obtenção de seu registo fotográfico, dentro das melhores condições possíveis de iluminação, para fins de pesquisa. Salvo raras e justificadas excepções, não dou qualquer importância ao cenário. Não sou, de todo, fotógrafo.


Alguém em casa? 

Inevitavelmente, vários leitores têm-me perguntado por que existem por vezes longas ausências entre publicações. Como já aqui expliquei, a menos que esteja a viajar ou a fazer algum trabalho de modelismo, manutenção ou restauro, a cada dois dias publico metodicamente alguma coisa em algum lugar. No entanto, interessam-me vários temas e o tempo disponível é limitado. Assim, à ausência de actividade num website, corresponde normalmente a actividade noutro website. O que é fácil de confirmar.


Favoritos

Vários leitores têm expressado curiosidade sobre os meus autocarros favoritos. Por diversas razões, não forçosamente objectivas, os meus cinco autocarros favoritos são o AEC Regent Mk III com carroçaria Weymann de dois pisos e "flared skirts", o Setra S 6 (também o S 8), o Mercedes-Benz O 321 H, o GM PD-4501 "Scenicruiser" e o GM New Look "Fishbowl". Da longa lista de menções honrosas, posso destacar o Flxible Clipper (junto com o Ansair-Flxible Clipper) e o Nielson Diplomata 380.


Mais vistas em 2022

A concluir, a pedido de vários leitores, aqui ficam as seis publicações, três de cada website, mais vistas em 2022, com breves notas sobre as imagens correspondentes. Talvez inesperado, o facto de em ambos os casos as publicações mais vistas virem de temas ainda pouco explorados – no "FM | T", os comboios (2,5%) e as embarcações fluviais (7,6%), e no "FM | T&M", as figurinhas-brinde em plástico, (5,5%).



CP 5601 – Siemens/SOREFAME LE 5600 Esta é uma daquelas imagens que emana felicidade. Um esplêndido dia de Verão na companhia de bons amigos, a ida à estação de Mangualde depois do almoço cumprimentar os ferroviários, algumas fotos e de súbito a chegada do "Intercidades" Guarda–Lisboa com a CP 5601 "Entroncamento" à cabeça. Impossível pedir melhor.


DouroAzul "Trafaria Praia" – Hanseatische Werft
 Esta imagem levou alguns dias a conseguir, sobretudo à procura do momento em que, na margem norte do rio Tejo, a luz incidisse adequadamente sobre os painéis de azulejos da Joana Vasconcelos. Podia ter ficado melhor – mas não houve competência da minha parte.


Transtejo "Almadense" – Navalria
 Tal como a anterior, também esta imagem levou alguns dias a conseguir. Depois de a visualizar mentalmente, determinei o local para a obter – de acesso difícil e, para o posicionamento desejado da embarcação em movimento, com uma janela de disparo de apenas alguns segundos. No primeiro dia, as condições meteorológicas mudaram abruptamente, o sol escondeu-se por detrás das nuvens, as águas agitaram-se e a chuva caiu. No segundo dia, o serviço foi cancelado. Ao terceiro dia, os deuses tiveram compaixão.


Rajá – Colecção Espacial
 Uma imagem que pouco me agrada – difícil de compor e algo desequilibrada. Mas que parece funcionar junto dos leitores. Para todos os efeitos, esta é uma das minhas colecções favoritas, com figurinhas de excelente qualidade, posteriormente lançadas em outros países.


Rajá – Ele & Ela
 Ao contrário da imagem anterior, esta agrada-me – parece-me equilibrada e expressiva e aqueles sorrisos são encantadores. Há alguns anos, descobri o interessante mundo das figurinhas-brinde feitas pela australiana Rosenhain & Lipmann. Os delirantes "Crater Critters", "Astro-Nits" ou "Crazy Camel Train", nunca chegaram a Portugal, mas nas décadas de 1960 e 1970 tivemos algumas séries originais de excelente qualidade.


Hing Fat – Space Men
  Outra imagem que pouco me agrada – difícil de compor em termos de cores e formas e desequilibrada. E muita determinação para manter algumas das figurinhas em pé. Durante muitos anos menosprezei esta série, mas recentemente descobri-lhe o encanto e a avaliar pelo número de visualizações desta publicação, não estou sozinho.


A concluir, obrigado a todos os leitores, "companheiros de viagem" chegados de tantas partes do mundo, pelas vossas opiniões e contributos de pesquisa, pelo vosso apoio e lealdade, pela vossa presença. Continuemos pois, ao volante deste "veículo longo". Que haja tempo – tantos quilómetros pela frente. 


English version, here.

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