Paulo Santos – Carris 303
Modelo à escala de um eléctrico, o Carris 303, feito por Paulo Santos. Trata-se de um exemplar único feito Portugal em 2003. Carroçaria em plástico (plasticard) pintada em branco e amarelo, tejadilho em castanho-escuro. Anúncios impressos em papel e aplicados nas laterais. Chassis em plástico e resina, pintado em vermelho escuro. Vidros representados em plástico transparente, com detalhes pintados. Detalhes interiores em plástico pintado, incluindo figurinhas em plástico. Originalmente equipado com vara de trolley em metal, funcional, actualmente com uma em plástico retirada de um modelo Hongwell Amarélis. Presentemente equipado com um chassis não motorizado (H0e). A escala nominal é 1:87 e o comprimento total é de aproximadamente 100 mm. Cerca de 30 g. Este modelo foi baseado em apenas duas fotos e revela um bom número de imperfeições e erros (incluindo a porta automática na retaguarda!), mas representa essencialmente um eléctrico da série Carris 283–322, introduzida em serviço em 1951¹–1963 e retirada em 1992–1993. Dispunha de um leito Brill 21E equipado com dois motores GE 59 de 25 hp (22 kW).
Nunca gostei destes eléctricos da série Carris 283–322, cognominados de "caixotes". Em miúdo, os seus assentos baixos dificultavam-me a vista para o exterior, para as ruas plenas de actividade. Além de que as suas linhas quadradas, as portas automáticas e, claro, os dois faróis, me faziam considerá-los a meio caminho entre o eléctrico e o autocarro – e eram lentos. Todavia, quando são retirados de serviço nos anos noventa, sinto-me invadir pelo remorso de nunca lhes ter dado a devida atenção. Lembro-me nitidamente do último que vi em serviço, com um ar tristonho, no Largo do Carmo. Este Carris 303 é, de alguma forma, uma despretensiosa homenagem a estes eléctricos de que nunca gostei e à noite, ao vê-lo na maqueta – quem diria – nunca deixa de "desencaixotar" ternas recordações. ●
A collector of models and toys, I occasionally enjoy creating some unique pieces for my collection, like this Lisbon streetcar. ● Coleccionador de modelos e brinquedos, tenho ocasionalmente o gosto de criar algumas peças únicas para a minha colecção, como este eléctrico de Lisboa.
Item |
Reference |
Scale |
Made |
Carris Streetcar |
n/a |
1:87 (H0e) |
2003 |
Dona Luísa was distracted by her friends at the café and now she is running to get to the streetcar stop, where there is no one else waiting – the strong wind doesn't help. Fortunately, the attentive driver noticed the situation in the rearview mirror and everything ended well. This series of lightweight streetcars was a regular feature on circular routes 10 and 11 that connected downtown Lisboa to the Graça neighborhood. I used both routes regularly until they closed. ●
A Dona Luísa distraiu-se com as amigas no café e agora corre para chegar à paragem do eléctrico, onde não se encontra mais ninguém à espera – o vento forte não ajuda. Felizmente, o guarda-freio, atento, apercebeu-se da situação pelo retrovisor e tudo acaba bem. Esta série de eléctricos ligeiros era presença habitual nas carreiras circulares 10 e 11 que faziam a ligação entre a baixa de Lisboa e o bairro da Graça. Utilizei regularmente ambas as carreiras até ao seu encerramento. ●
Wikipedia | "Carris"
Wikipedia | "Carris" pt-PT
Wikipedia | "J. G. Brill"
Wikipedia | "Tram"
João de Azevedo | "Lisboa – 125 Anos sobre Carris" 1998
B. R. King and J. H. Price | "The Tramways of Portugal" 1995
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