Poliguri – Mercedes 207 Minibus "CTT"
Scale model of a minibus, the Mercedes 207 "CTT", made by Poliguri. This example is reference 703, included in the "Guri Car" series. It is made in Portugal, possibly between the late 1980s and the mid-1990s. Metal body painted in red, with printed details on the sides. Metal base painted in black. Glazing represented in transparent plastic, with details such as the windshield wipers and the rear-view mirror molded on the windshield. Interior details in white plastic, showing two individual seats, a "back-to-back" longitudinal seat for six passengers and a luggage space. Plastic wheels (R16) with printed details in white suggesting the rims, white line printed on the tire wall cut twice by the word "Guri". No suspension. Opening rear doors. Tow hitch. The nominal scale is 1:65 and the overall length is approximately 3 in. About 2.2 oz. This model represents a minibus, possibly based on the 1982 Mercedes-Benz 207 D, with a gross weight of 2550 kg (5622 lb) and equipped with the 2399 cm³ , 53 kW (72 hp) Mercedes-Benz OM 616 engine.
It is possible that Poliguri sought to represent an "estação itinerante" (or "mobile post office") of the CTT ¹. But the interior layout is inadequate and, as far as I know, there has never been a Mercedes-Benz TN in this role in Portugal. Role attributed, for example, in the eighties, to the Fiat 242. But I don't think any kid cared about these details – at all. For all intents and purposes, this red van was an "estação itinerante" delivering and collecting mail across the country and, as such, an amazing starting point for countless make-believe adventures. This Mercedes 207 Minibus "CTT" made by Poliguri is, with the printed details on the sides, a very appealing model. Over time and on some examples, the red paint may become unstable and slight transfer may occur during vigorous cleanings. The plastic interior is nicely molded and shows two individual seats, a "back-to-back" longitudinal seat for six passengers and a luggage space. On some examples, the floor does not cover the front wheels. In the "Guri Kit" series, the Mercedes 207 Minibus "CTT" is shown in the catalog as part of references 700 C and 700 F. This minibus, the Mercedes 207 "CTT", is in my collection under the themes "German Vehicles" and "Vans & Pickup Trucks". ●
Modelo à escala de um miniautocarro, o Mercedes 207 "CTT", feito pela Poliguri. Este exemplar é a referência 703, incluída na série "Guri Car". É feito em Portugal, possivelmente entre o final dos anos oitenta e meados dos anos noventa. Carroçaria em metal pintada em vermelho, com detalhes impressos nas laterais. Base em metal pintada em preto. Vidros representados em plástico transparente com detalhes como os limpa pára-brisas e o espelho retrovisor moldados no pára-brisas. Detalhes interiores em plástico branco, mostrando dois bancos individuais, um banco longitudinal "costa-com-costa" para seis passageiros e um espaço para bagagem. Rodas em plástico (R16) com detalhes impressos em branco a sugerir as jantes, linha branca impressa na parede do pneu cortada duas vezes pela palavra "Guri". Sem suspensão. Abre as portas traseiras. Dispositivo de reboque. A escala nominal é 1:65 e o comprimento total é de aproximadamente 76 mm. Cerca de 61 g. Este modelo representa um miniautocarro, possivelmente baseado no Mercedes-Benz 207 D de 1982, com um peso bruto de 2550 kg (5622 lb) e equipado com o motor Mercedes-Benz OM 616 de 2399 cm³, 53 kW (72 hp).
É possível que a Poliguri tenha procurado representar uma "estação itinerante" dos CTT ¹. Mas a configuração do interior é desadequada e, tanto quanto sei, nunca existiu em Portugal um Mercedes-Benz TN nesta função. Função atribuída, por exemplo, nos anos oitenta, ao Fiat 242. Mas não acredito que algum miúdo se importasse com estes pormenores – de todo. Para todos os efeitos, esta carrinha vermelha era uma "estação itinerante" entregando e recolhendo correio em todo o país e, como tal, espantoso ponto de partida para inúmeras aventuras de faz-de-conta. Este Mercedes 207 Minibus "CTT" feito pela Poliguri é, com os detalhes impressos nas laterais, um modelo bastante apelativo. Com o passar do tempo e em alguns exemplares, a tinta vermelha pode tornar-se instável e ocorrer uma ligeira transferência durante limpezas vigorosas. A base parece ter sido preparada para receber algum tipo de suspensão. O interior de plástico é bem moldado e mostra dois bancos individuais, um banco longitudinal "costa-com-costa" para seis passageiros e um espaço para bagagem. Em alguns exemplares, o piso não cobre as rodas da frente. Na série "Guri Kit", o Mercedes 207 Minibus "CTT" é mostrado no catálogo como parte das referências 700 D e 700 F. Este miniautocarro, o Mercedes 207 "CTT", encontra-se na minha colecção sob os temas "Veículos Alemães" e "Carrinhas & Camionetas". ●
¹ The acronym CTT comes from CTT – Administração-Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones. Today, CTT Correios de Portugal.
Poliguri "Guri Car" series
The "Guri Car" series comprises at least 14 references, including the Unimog, several versions of the Mercedes-Benz TN, the Mercedes-Benz 200, the Fiat Uno and the Peugeot 405 Prototype. Check out other Poliguri references here. ● A série "Guri Car" compreende pelo menos 14 referências, incluindo o Unimog, diversas versões da Mercedes-Benz TN, o Mercedes-Benz 200, o Fiat Uno e o Peugeot 405 Prototype. Confira aqui outras referências da Poliguri.
Versions and color variants
This Mercedes 207 Minibus "CTT" is only made in red, albeit with slight shade variations. Base in black or silver. Printed details with at least one variation. The word "ITENERANTE" (EN, "itinerant") is always printed with a typo – it should read, "ITINERANTE". I have seen reference 703 only with white interiors. On some examples, the floor does not cover the front wheels. Always fitted with R16 wheels. Necessary corrections or additions to the above are welcome. ●
Este Mercedes 207 Minibus "CTT" é apenas feito em vermelho, ainda que com ligeiras variações de tonalidade. Base em preto ou prateado. Detalhes impressos com pelo menos uma variação. A palavra "ITENERANTE" é sempre impressa com uma gralha – dever-se-ia ler "ITINERANTE". Tenho visto a referência 703 sempre com interiores brancos. Em alguns exemplares, o piso não cobre as rodas da frente. Sempre equipada com rodas R16. Devidas correcções ou adições ao acima descrito são bem-vindas. ●
703 Red (lighter shade), printed details on the sides, silver base.
How much?
Several readers have asked me to include the market value of the items described. In fact, and as most collectors will agree – an item is worth what someone is willing to pay for it. However, most collectors will also agree on average values, based on objective notions of relevance, scarcity and conservation. Therefore, and as I know that these requests for market values will not stop, I will occasionally include, not necessarily the market value, but rather, based on my perception of the markets over the last thirty years, the value that, hypothetically and at the time of publication, I am willing to pay for the item described. In this case, I will pay up to €8 for a Mercedes 207 Minibus "CTT" by Poliguri, loose and in good condition, or up to €14 if boxed and in perfect condition. ●
Vários leitores têm-me pedido para incluir o valor de mercado dos itens descritos. De facto, e como a maioria dos coleccionadores concordará – um item vale o que alguém está disposto a pagar por ele. No entanto, a maioria dos coleccionadores também concordará com valores médios, baseados em noções objectivas de relevância, de escassez e de conservação. Assim sendo, e como sei que esses pedidos por valores de mercado não vão parar, passo a incluir ocasionalmente, não forçosamente o valor de mercado, mas sim, e baseado na minha percepção dos mercados ao longo dos últimos trinta anos, o valor que, hipoteticamente e no momento da publicação, estou disposto a pagar pelo item descrito. Neste caso, pagarei até 8 € por um Mercedes 207 Minibus "CTT" da Poliguri, avulso e em bom estado, ou até 14 € se estiver na caixa em perfeito estado. ●
Below, an image originally published on the website "MY POLIGURI COLLECTION". | Abaixo, uma imagem originalmente publicada no website "MY POLIGURI COLLECTION".
Inspiration
O modelo à escala 1:65 feito pela Poliguri nos anos oitenta e a sua inspiração, o Mercedes-Benz TN, visto aqui na sua versão 208. Apesar das óbvias liberdades tomadas com proporções e detalhes, penso que o "carácter" da TN está lá. E, como o protótipo, a miniatura é construída de maneira robusta – e feita para durar em todas as condições. Foto do Mercedes-Benz 208 cortesia da © Mercedes-Benz AG. Foto preservada nos Mercedes-Benz Classic Archives. ●
● References
Tales of Toy Cars | "Portugal Presents Poliguri"
AutoModellando | "Poliguri – Breve storia di un piccolo marchio"
MY POLIGURI COLLECTION | "Brief Introduction to Poliguri"
MY POLIGURI COLLECTION | "Breve Introdução à Poliguri"
MY POLIGURI COLLECTION | "Poliguri – Types of Wheels"
Wikipedia | "Mercedes-Benz TN"
Mercedes-Benz | "Vorstellung der neuen Transporter-Reihe TN"
Mercedes-Benz | "The precursor to the Sprinter: the legendary Mercedes-Benz T 1."
Wikipedia | "CTT Correios de Portugal, S.A."
Wikipedia | "Mobile post office"
1 mm → 0.039 in
1 g → 0.035 oz
1 kg → 2.205 lb avdp
1 kW → 1,360 hp (metric)
1 kW → 1,341 hp
1 hp (metric) → 0,986 hp
1 km → 0,621 mile (international)
1 l → 0.264 US gallon
Comments
Post a Comment